Booking.com

Isso mesmo! Você não leu errado não. Essa cidade existe e está localizada no centro-sul da Austrália. Nela, mais de 80% da pequena população de cerca de 2 mil habitantes vivem nos subsolos!

A exótica cidade Coober Pedy, localizada no tórrido deserto australiano, ficou conhecida pelas suas residências subterrâneas, os chamados “dugouts”, uma brilhante alternativa que a população encontrou para fugir do calor escaldante da região. O próprio nome Coober Pedy vem do termo aborígene “kupa-piti”, que significa “buraco do homem branco”.

Credits: Remi DU
Credits: Remi DU
Credits: Martin
Credits: Martin
Credits: Remi DU
Credits: Remi DU

A cidade, que desde 1915 é o principal polo mundial de extração de opala, com mais de 70 minas, tem um clima extremamente desértico, que no verão facilmente atinge os 50º e no inverno é muito frio. Desse modo, grande parte de sua população prefere viver em cavernas escavadas nas encostas. E não é por menos, além de deixar estável a temperatura o ano todo, uma ‘casa-caverna’ com três quartos, sala, banheiro e cozinha pode ser escavada pelo mesmo preço de uma casa ‘comum’, na superfície. E não são só as casa que ficam em baixo da terra não. Na cidade você ainda encontra hotéis, livraria, igreja e até cemitério subterrâneos!

Credits: Robert Link
Credits: Robert Link
Credits: Simon Brown
Credits: Simon Brown
Credits: Paleontour
Credits: Paleontour

Todo esse modo peculiar de vida atrai gente do mundo inteiro todo o ano, fazendo com que o turismo seja, hoje, junto com a indústria da extação de opala, o que movimenta a cidade!

E você, moraria numa caverna dessas?

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA