Booking.com

Não, os efeitos dessa foto acima não foram feitos no Photoshop. Também não é filtro pronto do Instagram! Sempre teve curiosidade de saber como eram feitas essas fotos e achava que só profissionais conseguiam fazer? Saiba que isso é possível, e com pouca coisa! A técnica do “light painting”, como o próprio nome diz, é uma “pintura de luz”. Apesar de parecer complicada, ela é relativamente simples, e os resultados podem ser surpreendentes! Com essa técnica, utilizando de maneira correta a luz e a iluminação do local (ou a falta dela), os feixes luminosos ficam mesmo parecendo uma pintura! E não precisa de nenhuma super câmera profissional pra isso.

Hoje vou explicar o passo a passo com a GoPro Hero 4, mas a verdade é possível fazer com qualquer câmera que tenha a opção do ‘modo manual’, ou seja, com qualquer câmera que você consiga controlar o tempo de abertura do diafragma e a velocidade do obturador. Prometo que num próximo post eu explico o passo a passo de como fazer com outras câmeras também!

Credits: Jase Lam

Resumindo, hoje você só vai precisar de uma lanterna, sua GoPro e muita criatividade. A diversão é o bônus! E dá pra se divertir muito! Pega sua GoPro e vem aprender!

Credits: Mike Lewinski
Credits: Mike Lewinski

Bom, primeiro vou passar o passo a passo que você precisa regular na GoPro (para quem tem a versão Silver, ou o visor de LDC, vou colocar as imagens!) para que dê tudo certo. Depois vamos para a prática!

Primeiro, você escolhe a opção foto SINGLE:

2016-01-13 20.14.15

 

 

 

 

 

Em seguida escolhe NIGHT. Dentro das configurações de ‘Night’, você escolhe a opção 30 seconds (aqui, quanto maior o tempo escolhido, mais tempo você terá para ‘pintar’ com as luzes. Mas faça um teste. Das últimas vezes eu optei por 20 segundos porque a imagem ficou melhor, mais nítida. Então se você não for fazer uma ‘pintura’ muito elaborada, opte pelo menor tempo!):

2016-01-13 20.17.58

2016-01-13 20.18.47

 

 

 

 

 

Pra quem não tem a versão Silver, nem o visor LCD, a tela frontal até agora fica assim:

2016-01-13 20.39.11

 

 

 

 

 

 

Em seguida, na sequencia da mesma tela de configuração, na opção PROTUNE, você muda para ON; o White Balance deixa em 3000K; e Color fica em GoPro Color mesmo; o Limite de ISO deixa em 100 e o Sharpness em High, exatamente como nessas imagens:

2016-01-13 20.20.06

2016-01-13 20.21.10

 

 

 

 

 

Pra quem não tem a tela LCD, a tela frontal ficará deste modo:

2016-01-13 20.40.04

 

 

 

 

 

 

Agora com a GoPro já regulada, vamos ao que interessa!

-Primeira coisa que você irá precisar é de escuridão! Seja de um cômodo fechado ou à noite ao ar livre, o importante é que esteja bem escuro!

-Você também irá precisar de um tripé. Dependendo de onde você vai fotografar, uma base fixa, como uma estante ou uma mesa, já adianta. O importante é que a camera fique totalmente parada, firme, que não se mexa nem um pouco. Por conta do longo período de exposição, qualquer movimento, por menor que seja, deixará sua foto muito tremida e o efeito não será o mesmo.

-Para fazer os ‘desenhos’ vale tudo. Qualquer fonte de luz está valendo! Brinquedo infantil, apontador laser, refletor de jardim, chaveiro luminoso, ou até mesmo seu próprio celular. Dica: Mesmo se você tiver só uma lanterna, não se preocupe, já é o suficiente. Basta fixar papel celofane colorido na ponta dela e serão criados os efeitos de luzes coloridas! Enfim, é só deixar a criatividade fluir.

Coloque então a câmera sobre um tripé, ou uma base fixa, como eu disse. Enquadre onde você quer que saia a foto , clique no botão para tirar a foto (ou, caso você tenha, use o controle remoto ou o app do celular) e pronto, use toda sua criatividade! Entre você apertar para bater a foto, e ela realmente ser tirada, você terá 30 segundos (ou o tempo que escolher, conforme expliquei acima) para criar a pintura.

Dicas: É importante salientar também que durante os segundos em que o obturador estiver aberto e a foto estiver sendo feita (no caso, esses 30 segundos), se alguém for ser fotografado junto com a ‘pintura’, esta pessoa deve permanecer na mesma pose (ou no máximo mexer um braço que segura a luz). Isso é importante principalmente se houver luzes ao fundo. Se a pessoa se mexer muito, as luzes atrás também aparecerão na foto e acabarão manchando ou riscando seu rosto! Note que nesta foto abaixo, a pessoa está ‘manchada’, não está muito nítido quem é, justamente porque ela se movimentou; provavelmente foi ela mesma quem ‘pintou’ o ‘Love’. Neste caso, para que ela tenha aparecido de forma nítida, seria necessário que uma segunda pessoa tivesse ‘pintado’ a palavra, enquanto que a pessoa a ser fotografada tivesse permanecido imóvel. Note a diferença entre as duas fotos abaixo:

Credits: Liz Baumann
Credits: Liz Baumann
Credits: VFS Digital Design
Credits: VFS Digital Design

Outra dica legal é quanto às roupas. Não é uma regra, mas é interessante que, caso aguém vá aparecer na foto junto com a ‘pintura de luz’, que esta pessoa esteja vestindo roupas escuras, lisas, ou pelo menos que não possuam nada que vá refletir, como bordados, paetês, etc.

Bom, os ajustes da câmera e as dicas iniciais vocês já tem. Agora o segredo, como tudo na vida, é treino e mais teino! Cada vez que você tenta, você descobre algo novo, e aos poucos percebe como ir melhorando. Já fizemos algumas fotos e, lógico, na primeira vez não chegaram nem perto dessas aqui no post. Nas próximas tentativas, foi melhorando e fomos percebendo certos erros e como consertá-los. Deixo claro que não somos profissionais, mas o pouco que aprendemos resolvemos repassar, para que mais pessoas possam também usar essa ferramenta divertidíssima. Portanto, qualquer informação que possa acrescentar ou simplificar, será muito bem vinda, é só nos deixar um comentário! E uma coisa eu garanto. Desde a primeira tentativa, a diversão é garantidíssima!

Tony Parkin
Credits: Tony Parkin
Credits: jamieskinner00
Credits: jamieskinner00
Credits: Cabrera Photo
Credits: Cabrera Photo

E na próxima, como prometido, eu trago o passo a passo de como fazer o light painting com outras câmeras, e também como fazer vídeos de light painting com a GoPro! Portanto se gostou da matéria, e quer ficar por dentro das próximas dicas, deixe um like aqui na nossa página do face!!!

E é isso! Tente, se divirta, divida com a gente suas fotos e conte como foi a experiência!!!

 

13 COMENTÁRIOS

    • Oi, Ronaldo! Pra ser sincera eu ainda não testei com a Hero 3+, porque nunca tive nenhuma 3, nem conheço ninguem que tenha e possa me emprestar para testar. Mas acredito que dê sim pra fazer, porém as configurações serão um pouco diferente. O importante é você seguir a os mesmos passos e a mesma lógica, mesmo que os números mudem. Por exemplo, o ISO usado na Hero 4 é 100. Já o da Hero 3, se não me engano, o mínimo é 400, então você seleciona o 400 mesmo. Precisa confirmar também se ela tem a opção NIGHT, e se o shutter do night tem alguma opção perto de 20 ou 30 segundos. Se tiver, vai ser possível sim! Vou procurar saber essas informações também, e te aviso qualquer novidade que possa te ajudar! Mas tenta primeiro ver se ela tem também a opção Night e o tempo de 20 ou 30 segundos. Vamos nos falando! Obrigada pelo comentário!

    • Oi, Jack! Não tenho certeza, mas acho que a 3+ Silver não possui a opção de longa exposição, o que é imprescindível para que a luz dê esse efeito de pintura. Pra ser sincera, eu nunca fotografei com nenhuma Hero 3, então não consigo te falar com 100% de certeza. Mas vou tentar baixar o manual dela e confirmo essa informação certinho para você! Obrigada pelo comentário!

    • Então, Max. Pra ser sincera nunca mexi em uma Session, e você é a primeira pessoa que me pergunta isso, então nao vou saber te explicar com certeza absoluta isso agora. Vou tentar baixar o manual dela e dar uma estudada. Assim que tiver uma resposta concreta eu te aviso!!!

    • Olá, Carol. Fica assim mesmo. Seguindo todos os passos, as fotos já ficam assim, com essa “luz-desenho”. Lógico, a forma, a cor, o tipo de luz, tudo isso vai variar conforme a fonte de luz que você utilizar, (uma lanterna, um brinquedo luminoso, luzes coloridas, o próprio celular, etc.), mas fica assim mesmo! Qualquer dúvida, pode entrar em contato com a gente, que tentaremos ajudar!!! Obrigada pelo contato e siga https://www.facebook.com/leveviagem e fique por dentro do mundo da fotografia, viagens e afins!

  1. Tem como fazer isso na hero 5 black? Acabei de adquirir e não tentei ainda.. . Mas achei muito legais essas fotos😉

DEIXE UMA RESPOSTA