Booking.com

Desde o meu último post, onde ensinei como fazer light painting com a Hero 4, muitas pessoas vieram me perguntar como poderia ser feito na 3. Acontece que como a Hero 3 não tem o controle de velocidade do obturador, isso não seria possível, uma vez que para o efeito funcionar, é necessário o que chamamos de exposição prolongada. Entretanto, buscando uma solução para isso na internet, vi que é possível ter o mesmo efeito com a Hero 3, instalando um firmware, que “hackeia” a GoPro e instala essa ferramenta, possibilitando o seu uso para o light painting!

Porém, antes de começar, atente-se a alguns pontos importantes.
-Para baixar o arquivo, use o Google Chrome.
-Uma vez instalado no cartão, sua câmera se limitará a essa função. Ela ligará e já iniciará tirando fotos na programação indicada automaticamente; para parar de tirar é só desligá-la. Desse modo, você não terá o controle das demais funções, ela se limitará única e exclusivamente a isso. Para remover essa função, você precisará deletar o arquivo do cartão SD e formatar este cartão. Portanto, para facilitar, aconselhamos que tenham dois cartões de memóra: um para deixar com este arquivo e tirar esse tipo de foto, e outro para utilizar com a câmera em sua função normal.
-Você deverá tomar cuidado em não tirar fotos nessa função de alta exposição enquanto estiver diretamente contra o sol, ou em locais muito claros, caso contrário você pode danificar o sensor de sua GoPro.
-Por fim, salientamos que nós, do Livreviagem.com, não somos especialistas no assunto, tampouco profissionais GoPro. Fizemos este post com base no estudo de vaários tutoriais, e apesar de toodos indicarem ser uma manobra totalmente segura, não nos responsabilizamos por eventuais avarias em sua câmera devido à instalação de firmwares.

Agora vamos ao passo a passo. (Obs. Meu computador está em inglês, mas na dúvida com os nomes que aparecem nas imagens, sigam os comandos que eu escrevo na descrição!)

Primeira coisa é baixar o firmware. Neste link, clique em autoexec.ash:

1a

 

Na próxima página, clique com o botão direito do mouse em “Raw”:

1

 

 

 

 

 

 

 

Escolha então a opção “Salvar link como…” e salve o arquivo onde for melhor para você. Indico a área de trabalho, por ser mais fácil de o identificar depois.

2

Após salvo em seu computador, copie o arquivo para seu cartão micro SD. Atente-se sempre para que o arquivo continue na extensão .ash

Com o arquivo salvo no seu cartão, vá em seu icone, clique com o botão direito do mouse e “Abrir com…”. Logo em seguida, opte por abrir pelo Bloco de Notas.

34

 

 

 

 

 

 

Com o arquivo aberto, você só vai substituir as letras pelos valores. Atente-se:

  • Onde está a letra P, você apagará a letra e colocará 400 em seu lugar.
  • Onde está a letra X, você apagará a letra e colocará 2 em seu lugar.
  • Onde está a letra Y, você apagará a letra e colocará 2 em seu lugar.
  • Onde está a letra A, você apagará a letra e colocará 9 em seu lugar.

 

5

 

 

 

 

Ficará assim:

6

 

 

Obs. Estes valores é somente uma sugestão. Eles podem ser alterados conforme sua necessidade. Caso queira alterar algum deles para testar o que fica melhor, note ao que se referem:

  • O P refere-se ao ISO da câmera.
  • O X e o Y são o tempo de exposição, quanto maior o número, maior o tempo.
  • O A é o tempo para a câmera bater a foto.
  • O X, o Y e o A são correspondentes, portanto, caso você queira alterá-los, deverá fazê-lo nesta ordem de correspondência:
    X,Y  A
    2  9
    5 7,7
    30 6,8
    75 5,3
    100 4,6
    160 3,3

Após substituir esses valores, é só salvar as alterações no arquivo, inserir o cartão na GoPro, ligá-la e usar!

As dicas de como fazer as luzes, que equipamentos usar, etc, você encontra nesse outro post Como fazer light painting com a GoPro – Dicas e passo a passo!

É isso aí! Testem e nos contem se deu certo!!!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA