Booking.com

Esse mês a Lonely Planet, umas das mais conceituadas editoras de guia de viagem do mundo, nos trouxe mais um de seus rankings. Dessa vez, ela elencou os 10 pontos turísticos mais interessantes ao redor do mundo para serem visitados neste ano.

A lista está imperdível. E já adianto que tem Brasil no meio! Pega só essa dica da Lonely Planet.

10º – Basilica de Santa Sofia, Turquia

Projetada por um médico, um cientista e um matemático, a Basílica foi construída entre 532 e 537 a mando do Imperador Bizantino Justiniano I para ser a Catedral de Constantinopla (hoje Istambul). E de fato ela foi a maior catedral do mundo, e ponto central da Igreja Ortodoxa por quase mil anos. Com a conquista de Constantinopla pelo Império Otomano, em 1453, ela foi convertida em uma Mesquita. Em 1931 foi secularizada, e reabriu em 1935 como um museu.

Basilica de Santa Sofia, Turquia  

9º - Alhambra, Espanha

Construído entre 1248 e 1354 para abrigar a Dinastia Nasrida (última dinastia muçulmana na Espanha) e a Corte do Reino de Granada, é considerado o maior complexo palaciano representante da cultura muçulmana e da arte Islâmica. Hoje parte da lista de Patrimônio Mundial da UNESCO, chama atenção pela sua beleza e complexidade de detalhes que mesclam bruscos elementos e altas muralhas, com sutis detalhes feitos a mão por artesãos mulçumanos.

Alhambra, Espanha  

8º - Cataratas do Iguaçu, Brasil

Consideradas patrimônio da humanidade pela UNESCO, são resultado de cerca de 275 quedas de água ao longo de quase 3km de comprimento do Rio Iguaçú, na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Com uma ótima estrutura turística, suas passarelas permitem vistas espetaculares, que, dependendo de onde se está, é possível ter ao seu redor um ângulo de 260 graus de cachoeiras.

Cataratas do Iguaçu, Brasil

7º - Coliseu, Itália

Ainda hoje um dos maiores símbolos do Império Romano (e um dos melhores exemplos de sua arquitetura), o Coliseu de Roma foi construído entre 70 e 90 d.C. e, com quatro andares, tinha a capacidade de abrigar cerca de 90.000 espectadores que se reuniam para assistir os duelos, jogos e espetáculos.

Coliseu, Itália

6º - Parque Nacional do Grand Canyon, Estados Unidos

Considerado uma das sete maravilhas naturais de mundo, o complexo de 446 km de desfiladeiros foi moldado pelo Rio Colorado por milhares de anos. Repleto de restos arqueológicos, estudos apontam que as rochas mais velhas nele encontradas tem cerca de 2 bilhões de anos. Hoje, o Parque Nacional conta com variadas atividades turísticas, como camping, rafting, passeios aéreos e a cavalos; ou, simplesmente apreciar a vista encantadora.

Grand Canyon, Estados Unidos

5º - Taj Mahal, India

Também considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o Taj Mahal é provavelmente o mausoléu mais conhecido do mundo. Construído entre 1632 e 1653 por cerca de 20 mil homens a mando do imperador Shah Jahan em memória de sua esposa preferida (e sobre seu túmulo), a quem ele se referia como “a joia do palácio”.

4º - Muralha da China, China

Impressionante estrutura de mais de 21km de extensão, também conhecida como A Grande Muralha, foi construída durante várias dinastias ao longo de cerca de dois milénios da China Imperial como uma forma de defesa de possíveis ataques futuros.

Muralha da China, China

3º - Machu Picchu, Peru

A famosa “cidade perdida dos Incas”, localizada numa montanha a cerca de 2400 metros de altitude. Apesar de todo misticismo em torno do lugar e as diversas teorias que o rondam, a tese mais aceita pelos historiadores é a de Macchu Picchu foi construída com o objetivo de supervisionar as regiões conquistadas, e claro, refugiar e proteger o soberano Inca e seu grupo.

Machu Picchu, Peru

2º - Grande Barreira de Coral, Austrália

Maior estrutura do mundo feita unicamente por organismos vivos, a Grande Barreira de Coral Australiana (que pode ser vista do espaço!), é composta de quase 3000 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis de coral, numa extensão de quase 3000 km, atravessando o nordeste da Austrália e a Papua Nova-Guine. Ah, e uma curiosidade, o filme Procurando Nemo ‘se passa’ lá!

 

1º - Angkor Wat, Camboja

Inicialmente Hindu, e depois Budista, é considerado uma das maiores estruturas religiosas já construídas e um dos mais importantes tesouros arqueológicos do mundo. Construído a mando do rei Suryavarman II, no começo do século XII, Angkor Wat foi o grande centro político e religioso do Império Khmer.

Angkor Wat, Camboja

E aí? Concordam com essa lista? Acrescentariam ou tirariam algum ponto turístico?
COMPARTILHE
Artigo anteriorAs 10 Bibliotecas mais bonitas do mundo
Próximo artigoItália: Os lugares que você precisa conhecer

Calma e impulsiva, sonhadora e pessimista, mimada e altruísta, rude e meiga, aspirante a internacionalista e pouco diplomática. Tem como objetivo de vida encontrar o meio termo entre esses adjetivos.
Estudou muito na vida, se formou em Relações Internacionais, trabalhou um bocado, até que percebeu que havia uma poltrona mais confortável que a do escritório: a do avião. E decidiu tirar um semestre sabático, que acabou virando um ano sabático, e que teme que vire dois, ou três. Ou talvez uma vida inteira sabática, que tal?

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA